Aprender um novo vocabulário pode ser uma verdadeira aventura — e foi exatamente isso que as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental vivenciaram durante a aula sobre Means of transportation.
Para tornar o conteúdo mais envolvente, a professora Gisele Rosa trouxe miniaturas de diversos meios de transporte, como carro, bicicleta, ônibus, avião e barco. As crianças puderam observar, manusear e nomear cada item, associando a palavra em inglês à imagem concreta, o que favorece a memorização e o entendimento.
Essa prática está alinhada com os princípios da aprendizagem significativa, que defende que o conhecimento novo é assimilado de forma mais eficaz quando relacionado a conhecimentos prévios e a contextos concretos e relevantes. Ao verem e manipularem os objetos, as crianças estabelecem conexões reais com o conteúdo, tornando a aprendizagem mais duradoura.
Em seguida, os alunos desenharam seus meios de transporte favoritos e criaram um divertido pictionary coletivo, reforçando o vocabulário por meio da expressão artística e da socialização. Atividades como essa também promovem o desenvolvimento da oralidade, da escuta ativa e da cooperação entre os colegas, além de despertar o interesse pela língua inglesa.
Estudos sobre línguas estrangeiras para crianças propõem que o uso de recursos visuais, jogos e atividades manuais estimula múltiplas áreas do cérebro e respeita os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Ao transformar a sala de aula em um ambiente lúdico e interativo, o ensino é vivenciado de forma natural e prazerosa.
Confira nas fotos como foi esse momento sobre rodas!
Professora Gisele da Cruz Rosa - 2º ano A, B, C, D e E
📸 Fotos: Gisele Rosa