Notícias

Inspetoria Madre Mazzarello-BMM realiza o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista

Com o objetivo de oferecer um espaço de atualização, alinhamento e aprofundamento sobre questões contábeis, trabalhistas, administrativas e legais do cotidiano das comunidades e demais presenças da Inspetoria, o encontro reuniu 120 participantes.

A Inspetoria Madre Mazzarello-BMM realizou, entre os dias 16 e 18 de junho de 2026, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo-MG, o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista. A iniciativa reuniu 120 participantes de todas as Comunidades de Religiosas, Escolas, Obras Sociais e Missão Indígena, em uma experiência marcada pela formação, convivência, troca de conhecimentos e fortalecimento da Missão realizada nas diversas presenças da Inspetoria.

O Seminário foi idealizado pela Ecônoma Inspetorial da BMM, Ir. Áurea Martins Lopes, juntamente com o Gerente Administrativo da BMM, João Vasconcelos, como resposta à necessidade de fortalecer a formação e o alinhamento das equipes que atuam nas áreas contábil, trabalhista, administrativa, financeira, pedagógica e social das Comunidades e Unidades de Missão.

Para a Ecônoma Inspetorial, Ir. Áurea, o Seminário reforça a formação, a unidade e a corresponsabilidade na Missão. “O Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista é um evento formativo que aborda temas atuais, oferece orientações práticas e fortalece a unidade da nossa Missão como Inspetoria e como Instituto FMA. É também um momento rico de troca de experiências, vivência carismática e corresponsabilidade para levar adiante a Missão Educativa Salesiana, sendo presença de bondade e esperança para todos/as”, destacou.

Ao longo dos três dias de evento, foram dinamizados três momentos de profunda oração e invocação ao Espírito Santo, conduzidos pela Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil, Ir. Ana Maria Gomes Cordeiro. Esses momentos trouxeram a Palavra de Deus para abençoar a caminhada do Seminário, iluminando as reflexões, fortalecendo a comunhão e trazendo a identidade salesiana para o coração de todos e todas.

No primeiro dia, a oração trouxe a reflexão da Estreia Salesiana para 2026, a partir da passagem das Bodas de Caná. Durante a leitura bíblica, foram distribuídas pequenas talhas de barro a todos e todas, convidando os/as participantes a refletirem sobre a pergunta: “Que vinho novo podemos ser em nossas Presenças?”. O gesto simbólico ajudou a tornar a espiritualidade ainda mais concreta, conectando a Missão cotidiana ao chamado de renovar a esperança, o compromisso e o serviço.

No segundo dia, a oração foi inspirada na Parábola do Administrador, com a reflexão: “Quem é fiel nas pequenas coisas, será fiel nas grandes”. A mensagem dialogou diretamente com a proposta do Seminário, recordando que a gestão também é expressão de fidelidade, responsabilidade e cuidado com a Missão confiada a cada pessoa.

No terceiro dia, a reflexão teve como inspiração a Parábola do Fermento, com o convite: “Administrar com responsabilidade é ser fermento de confiança, sustentabilidade e esperança”. Esse momento reforçou que a atuação administrativa, contábil e trabalhista, quando vivida com compromisso e espírito de serviço, contribui para sustentar e fecundar a Missão Salesiana nas diferentes realidades da Inspetoria.

Para a Ir. Ana Maria, Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil, participar do Seminário foi motivo de grande alegria e um sinal de esperança para a Inspetoria. “Reforçamos o nosso sentido de pertença, fortalecemos a nossa identidade carismática, partilhamos, refletimos e trocamos experiências sobre a importância da sustentabilidade financeira em nossas Presenças. Em clima de família e fraternidade, refletimos sobre temas muitas vezes densos, mas muito importantes para a nossa prática e para a nossa organização enquanto Inspetoria Madre Mazzarello, sendo sinal de esperança para caminharmos juntos na trilha de Dom Bosco e Madre Mazzarello e que o Carisma Salesiano tenha cada vez mais visibilidade e significado para os/as nossos/as crianças, adolescentes, jovens, famílias. Este Seminário foi um tempo de graça”, destacou.

A programação também contemplou temáticas relevantes para a gestão e para a atuação institucional. No primeiro dia, as psicólogas Gisele de Paula Pessoa e Karla Cristiane Monteiro de Castro, da PSYCON, abordaram o tema “Saúde Mental e os Riscos Psicossociais no Contexto Educativo e Socioeducativo”. A formação trouxe orientações e direcionamentos sobre as mudanças na NR-1, Norma Regulamentadora nº 1, diretriz do Ministério do Trabalho brasileiro que estabelece regras gerais, direitos e deveres de empregadores/as e empregados/as em relação à Segurança e Saúde no Trabalho. As reflexões destacaram a importância de que empresas e instituições previnam e monitorem situações relacionadas à saúde mental a partir do mapeamento dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, promovendo espaços mais saudáveis, seguros e comprometidos com o cuidado das pessoas.

Em outro momento formativo, a Dra. Camila Caroline Oliveira de Sá e o Dr. Janir Adir Moreira, da Janir Moreira - Advogados Associados, empresa que atua há muitos anos junto à Inspetoria, acompanhando e orientando processos institucionais, trouxeram importantes contribuições legais para as unidades. A Dra. Camila apresentou orientações sobre o ECA Digital e seu contexto legal, levando às Escolas e Obras algumas das diretrizes que já estão em vigência, especialmente no que se refere à proteção de crianças, adolescentes e jovens nas práticas voltadas ao uso e à articulação de suas imagens nos ambientes digitais. Já o Dr. Janir apresentou orientações sobre as implicações que a Reforma Tributária trará para o dia a dia das unidades, destacando a necessidade de atenção, acompanhamento contínuo e planejamento institucional diante das mudanças previstas. Em sua exposição, ressaltou a importância da atualização dos processos administrativos, contábeis e financeiros, para que as Presenças estejam preparadas para os desafios, adequações e novas exigências que poderão impactar a rotina das comunidades, escolas, obras sociais e demais frentes de Missão.

A atuação da SAVERE, empresa responsável pela organização contábil da Inspetoria, aconteceu no segundo e no terceiro dias do Seminário, com momentos formativos sobre Gestão Contábil e Trabalhista conduzidos por Andreia Fonseca Stuezenecker Domingos, Jayane Aparecida Manja Silva e Thaissa Aparecida Dutra de Oliveira. As orientações favoreceram o aprofundamento de conteúdos técnicos e o esclarecimento de dúvidas relacionadas às rotinas institucionais. Na ocasião, foi distribuída a todos/as os/as participantes uma apostila com o tema “Rotinas Financeiras, Contábeis e os Impactos da Reforma Tributária”, como material de apoio para o acompanhamento das orientações e para a continuidade dos processos nas unidades, especialmente ressaltando os entendimentos da lei e suas aplicações.

No terceiro dia, a formação teve continuidade com uma organização específica para as realidades das Escolas e das Obras Sociais, que foram orientadas separadamente. A dinâmica favoreceu um diálogo mais direcionado, considerando as particularidades de cada frente de Missão e contribuindo para que as unidades pudessem aprofundar dúvidas, alinhar procedimentos e fortalecer a aplicação das orientações em seus contextos cotidianos.

A Equipe da Sede Inspetorial também esteve presente no segundo e no terceiro dias do Seminário, dinamizando momentos com o grupo todo, além de contribuições realizadas separadamente com as Escolas e as Obras Sociais. Participaram das atividades, pelo Setor Contábil, Adilma Mara Martins e Alex Nunes Pereira; pelo Departamento Pessoal, Débora Ribeiro da Silva e Sara Cristina da Cruz; pelo Departamento Financeiro, Giselle Gonçalves Souza do Amaral e Maria Júlia Sousa Santos e pela Assistência Social das Escolas, Warleni Victória Xavier. Cada integrante levou orientações e diretrizes comuns à Inspetoria, partilhando melhores práticas de trabalho para o desenvolvimento das atividades e para o melhor atendimento às necessidades da Missão.

Para celebrar a comunhão entre todos/as os/as participantes, a programação também contou com um Jantar Junino, vivido como um momento de descontração, alegria e animação tipicamente salesiana. Em clima de família, com música ao vivo e muita diversão, os/as participantes puderam confraternizar, estreitar os laços e reforçar o espírito de comunhão que marcou todo o Seminário.

Além das atividades formativas e dos momentos de espiritualidade, o Encontro foi marcado por convivência fraterna, animação e sorteio de brindes, fortalecendo os vínculos entre as equipes e reafirmando a importância da corresponsabilidade na Missão. O Seminário evidenciou o compromisso da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM com a formação contínua, a gestão qualificada e o cuidado com as pessoas que atuam nas diferentes frentes da Missão Salesiana.

Ao reunir lideranças religiosas, Equipes Pedagógicas, Sociais, Administrativas e Financeiras, o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista reafirmou a importância do conhecimento, da atualização, da espiritualidade e da unidade de ação para que a Missão continue sendo realizada com responsabilidade, transparência, competência e fidelidade ao Carisma Salesiano.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1K8Bpi66ENHeg0Pc7ghdi87C3TWa-yfvk?usp=sharing

Inspetoria Madre Mazzarello-BMM realiza o 2º Seminário de Gestão Contábil e Trabalhista (43 Fotos)