Era uma vez...

“Contar uma história é como dar um presente de amor” (Lewis Carrol)

 

Considerando-se que contar histórias propicia o desenvolvimento da linguagem oral, auxilia na criação de bons textos, cria possibilidades pedagógicas criativas e estimulantes para a concentração dos alunos, além de proporcionar na oralidade a riqueza extraordinária que permite organizar o nosso discurso de forma criativa e flexiva, as turmas dos primeiros anos do ensino fundamental I iniciaram o projeto “Contador de histórias”. O projeto consiste na contação pelas crianças, de uma história presente em um livro de literatura por meio de diversos recursos. No dia 10 de setembro, a aluna Ana Clara da professora Flaviana, nos encantou ao contar a história “A tartaruga infeliz” de Therezinha Casasanta, por meio de um cartaz e fantoches dos personagens da história.

Flaviana

 

 

 

 

 

Na quinta-feira dia 17 de setembro foi a vez do aluno Henrique, da professora Flaviana, contar a história que preparou para a turma “Alô, papai!” de Aline Horn e tradução de Heloísa Prieto. Henrique utilizou um celular e vários brinquedos para dramatizar a história. Além disso, contamos com a participação da mamãe Rafaela que veio prestigiar o seu filho.

Dia 22 de setembro, o aluno Antônio da professora Flaviana, nos encantou ao contar a história “Salsa, pé de valsa” de Debby Carman. Antônio contou com a participação do colega de sala João e juntos, fizeram uma bela apresentação. Não poderíamos deixar de mencionar a presença da mamãe Elisa durante a contação da história.

 

Na última quinta-feira, dia 24 de setembro, foi a vez da aluna Maria Vitória da professora Flaviana, contar a história “ Nestor, ao seu dispor” de Debby Carman, que preparou com muito carinho para os colegas. Por meio de data show no auditório da escola, Maria Vitória realizou uma belíssima apresentação. Além dos colegas de classe, contamos também com participações ilustres na plateia, sua mamãe Fernanda e a irmã Valentina.

 

Profª Flaviana

 

No dia 29 de setembro, o aluno Pedro Henrique da professora Flaviana, fez uma linda apresentação no auditório da escola. Pedro, com a ajuda da mamãe Fernanda, contou a história “Edgar, venha jogar!” de Debby Carman, que foi preparada com muita dedicação para os colegas da sala.

 

No primeiro dia do mês de outubro, o aluno Leonardo da professora Flaviana, contou a história “Um cachorrinho para Kakau” de Therezinha Casasanta, utilizando vários cartazes com ilustrações da história. Leonardo contou com a participação da sua família que esteve presente durante toda a história. Ao final, trouxe uma surpresa para a escola. Ficou curioso? Confiram os vídeos abaixo!

 

 

No dia 8 de outubro, foi a vez do aluno Lucas da professora Flaviana, contar a história “Eu sou Máximo, o gato isso é fato!” de Debby Carman, que preparou com tanto zelo para a turma. Lucas contou com a participação dos seus pais e do irmão Davi, durante a sua apresentação no auditório da escola. 

Na terça-feira dia 13 de outubro, o aluno Pedro Silveira, da professora Flaviana, contou e encantou a história “O canguruzinho fujão” de Therezinha Casasanta. Pedro realizou sua apresentação por meio de cartazes com ilustrações da história, como também, um fantoche do personagem principal. Além disso, contamos com a participação da mamãe Cláudia, que veio prestigiar o seu filho.

 

No dia 23 de outubro, o aluno Matheus da professora Flaviana, contou com a participação do colega de sala Henrique, para contar a história “Peixinho dourado vai passear” de Therezinha Casasanta. Apesar da timidez, Matheus brilhou ao contar a história, por meio de cartazes, que preparou com tanto carinho para a turma.

 

 

Na terça-feira, dia 27 de outubro, foi a vez do aluno Filipe da professora Flaviana, apresentar a história “O coelhinho desobediente” de Therezinha Casasanta. Filipe utilizou vários bichinhos de pelúcia para dramatizar a história. A turma ficou encantada com a apresentação, inclusive a vovó Cida que veio prestigiar o seu neto.

 

No dia 30 de outubro, o aluno João da professora Flaviana juntamente com sua mamãe Carol, contaram a história “A sinfonia de Ronrônia” de Debby Carman. À medida que Carol ia contando a história, João completava e tocava violão. Além disso, toda a turma pode participar produzindo som, acompanhados pelo som do violão.

Na terça-feira dia 3 de novembro, a aluna Nina da professora Flaviana, contou a história “Girafinha Flor faz uma descoberta” de Therezinha Casasanta que preparou para a turma, por meio de cartazes e bichinhos de pelúcia. Estavam presentes a mamãe Débora e a irmã Hanna que a ajudaram na apresentação. Durante a história, Nina trouxe deliciosos docinhos da festa que a girafinha Flor preparou e distribuiu para a turma.

No dia 5 de novembro, o aluno Alex da professora Flaviana, contou a história que preparou para a turma de uma forma diferente. Alex interpretou o personagem principal da história “Meu nome é Tinho e eu sou verde, verdinho” de Debby Carman e contou com a participação dos pais durante a sua apresentação. Ao final, o aluno distribuiu aos colegas uma deliciosa lembrancinha da história, um cachorro verde, verdinho feito de chocolate.

 

No dia 10 de novembro, foi a vez do aluno Emanuel da professora Flaviana, apresentar a história “O pequeno monstro” de Pedro Bandeira e Carlos Edgard Herrero. Emanuel preparou um painel com as passagens principais da história e contou com a ajuda do colega de sala Leonardo durante a contação. 

 

Na quinta-feira dia 12 de novembro, o aluno Vitor da professora Flaviana, apresentou a história “Fazenda ponto com” de Jótah que preparou para a turma. À medida que a história ia sendo contada, Vitor apresentava a fazenda que confeccionou em forma de maquete . Não poderia deixar e mencionar a presença da mamãe Andreia durante a contação da história.

 

 

 

Na terça-feira chuvosa do dia 17 de novembro, o aluno Gabriel da professora Flaviana, contou a história “Aviso ao rei leão” de Therezinha Casasanta que preparou com tanta dedicação para a turma. Gabriel contou com a presença da mamãe Karla durante a sua apresentação que o auxiliou no manuseio dos fantoches que confeccionaram.

 

No dia 19 de novembro, foi a vez do aluno Victor da professora Flaviana, contar a história “Onde está a mamãe?” de Therezinha Casasanta. Victor apresentou a história de forma criativa, por meio de fantoches dos personagens, com o auxílio da mamãe Darly e o seu irmão que estavam presentes durante a contação.

 

O nosso projeto finalizou no dia 24 de novembro com a contação da história “O gatinho perdido” de Therezinha Casasanta, preparada pela aluna Letícia da professora Flaviana. Letícia contou a história utilizando diversos objetos que compuseram o cenário enfeitado por ela e a mamãe Rita, no auditório da escola. Ao final, a aluna distribuiu aos colegas uma deliciosa surpresa como lembrança da sua apresentação.

 

 

 

Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “Contador de História” tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos alunos, transformando a sala de aula em um ambiente estimulante, com as mais variadas situações para que as crianças manifestem livremente a compreensão e os questionamentos que fazem a partir da leitura.

 

                                                                                     Flávia Moreira

 

 

 

Na quinta-feira, dia 01 de Outubro, foi a vez da aluna Isabelle, da professora Flávia, apresentar a história “Vivinha” Ruth Rocha. Isabelle utilizou uma caixa-texto para contar a história (como se fosse um filme) e a turma ficou encantada com a apresentação. Parabéns Isabelle pela linda apresentação!

 

Na terça-feira dia 13 de Outubro, a aluna Maria Fernanda, da professora Flávia, contou e encantou com a história “Um sorriso chamado Luiz” de Ziraldo .  Realizou sua apresentação por meio de um livro confeccionado por ela mesma e com ilustrações da história. Parabéns Maria Fernanda! 

Na terça-feira dia 20 de Outubro, o aluno Carlos Augusto, da professora Flávia, contou e encantou com a história “O dragão que queria ser galinha d’angola”. Realizou sua apresentação por meio de cartazes. Parabéns Carlos Augusto pela brilhante apresentação!

Mauro brilhou ao contar a história “Os dez amigos” de Ziraldo; que preparou com tanto carinho. Utilizou dedoches para narrar a história e a turma ficou encantada com a apresentação. Parabéns Mauro!

Na terça-feira, dia 27 de Outubro, foi a vez do aluno Lucas Gomes, da professora Flávia, apresentar a história “O pequeno bicho-papão”. A turma ficou encantada com a apresentação. Parabéns Lucas Gomes pela brilhante apresentação!

Na quinta-feira dia 29 de Outubro foi a vez do aluno Davi Antunes, da professora Flávia, contar a história que preparou para a turma “Eu sou Máximo, o gato isso é fato” Debby Carman. Parabéns Davi Antunes!

Luísa brilhou ao contar a história “Edgar, venha jogar”; que preparou com tanto carinho. Utilizou cartazes para narrar a história e a turma ficou encantada com a apresentação. Parabéns Luísa!

Na terça-feira dia 03 de Novembro, o aluno João Victor, da professora Flávia, contou e encantou com a história “O pequeno monstro”. Realizou sua apresentação por meio de cartazes. Parabéns João Victor pela brilhante apresentação!

Na quinta-feira dia 05 de Novembro foi a vez do aluno Davi Ramalho, da professora Flávia, contar a história que preparou para a turma “A sinfonia de Ronronia”. Davi Ramalho utilizou cartazes e no final da história entregou para seus colegas uma doce lembrança.  Parabéns Davi Ramalho pela linda apresentação!

 

Na sexta-feira dia 13 de Novembro, o aluno Igor Edgard, da professora Flávia, contou e encantou com a história “O joelho Juvenal” de Ziraldo. Realizou sua apresentação por meio de cartazes e no final entregou uma doce lembrança para seus colegas. Igor Edgard também trouxe o desenho do personagem principal para que cada colega enfeitasse do seu jeito. Parabéns Igor Edgard pela brilhante apresentação!

Na terça-feira dia 17 de Novembro foi a vez da aluna Daniela, da professora Flávia, contar a história que preparou para a turma. Daniela contou a história “Alô, mamãe!“ e contou com a participação especial de sua mãe; no final entregou para seus colegas uma doce lembrança.  Parabéns Daniela pela linda apresentação!

Marina brilhou ao contar a história que preparou com tanto carinho. Utilizou cartazes para narrar a história e a turma ficou encantada com a apresentação. Parabéns Marina!