Visita da Irmã Maria Américo anima comunidade educativa

Prof. Aurelio Parreira

 

No fim deste mês de maio, mês de Maria, recebemos a visita de Irmã Maria Américo, provincial da Inspetoria Madre Mazarello. Ela apresentou algumas conclusões do Capítulo Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e falou aos educadores com muito entusiasmo: “Precisamos entregar Jesus Cristo aos jovens”.

Foi um belo e cativante momento de reflexão a respeito de nossa vivência espiritual. Como levar Jesus Cristo aos jovens?

“Por isso, somos chamados a nos preparar. Não poderemos reconhecer a sede de Deus nos jovens se nós não a experimentarmos primeiro; nem poderemos ser audaciosos em nossas opções educativas, se não nos formamos e cultivamos o nosso espírito.”

A voz dos leigos e dos jovens no Capítulo Geral XXIII, Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

A vivência da espiritualidade nos levará a estar felizes entre os jovens a “estar com” sem pressa. Somente a vivência com Jesus, somente o encontro pessoal com Ele a cada dia vai transformar e dar sentido à vida de cada um de nós. É este sentido que precisamos apresentar aos jovens. Ao buscarmos ser Casa que Evangeliza, devemos buscar ser “casa em construção” ensinando o sentido da vida que aprendemos nesse encontro profundo com Jesus.

Ao ter um sentido na vida, os nossos jovens aprendem a se comunicar sem violência, a administrar os conflitos; a perder, sem desejo de vingança e a vencer, sem humilhar. Assim somos chamados a dar passos firmes para um novo relacionamento.

“...que nossas obras sejam lugares onde se aprende a se relacionar, a dar passos de reconciliação, a viver a amorevolezza, a sair da espiral da competição. Lugares de alegria, de acolhida incondicional e atenção aos mais frágeis, onde a verdadeira amizade é possível e se experimenta o que significa “contar com o outro”.”

A voz dos leigos e dos jovens no Capítulo Geral XXIII, Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Ainda através da fala de Irmã Maria Américo, pudemos perceber a importância de oferecer aos jovens experiências diversas de oração e de compromisso mais exigente. “Precisamos ajuda-los para que possam aprofundar uma relação pessoal com Jesus. Precisamos falar dele, da sua humanidade, de Alguém que faz parte da vida cotidiana.”

Nesse cordial e profundo encontro com Irmã Maria Américo saímos fortalecidos, esperançosos de podermos aprofundar e levar aos jovens nossa experiência com Jesus Cristo. Que possamos a cada dia fazer do Instituto Auxiliadora uma Casa que Evangeliza, uma casa que “entrega Jesus Cristo aos jovens”.