Projeto: Conhecer e questionar – Literatura e História

Um dos eventos que marcou profundamente o século XX foi a segunda Grande Guerra. Em 2015, recordamos os setenta anos do fim deste conflito. Para aludir à data, alunos do IA participaram de um projeto que buscou aliar o saber histórico e o texto literário.

As turmas do 8º anos do Ensino Fundamental II e das 1ª séries do Ensino Médio, respectivamente, leram as obras “Diário de Ane Frank” e  “A menina que roubava livros”, narrativas que abordam temas relativos ao período da Segunda Guerra Mundial. Complementando a leitura, os alunos participaram de uma palestra com o professor de História, Sr. Leandro Fernandes Rios de Souza (Segundo Sargento do Exército Brasileiro, formado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo), que com muita habilidade, explicou aos alunos o contexto histórico em que se inserem as narrativas em questã

Em continuidade, os alunos assistiram aos filmes que foram inspirados nas narrativas estudadas. O objetivo da ação foi pensar questões como intertextualidade, paródia, paráfrase. As turmas do Ensino Médio pensaram ainda sobre a técnica do palimpsesto e porque as histórias se sobrepõem

Fechando o trabalho, os alunos fizeram atividades avaliativas sobre aos assuntos abordados no processo. Leia um trecho escrito pela aluna Karine Emanuelle D. S. Barbosa: “Liesel rouba o ‘Dar de ombros’ logo após a realização da fogueira em homenagem ao aniversário Hitler, onde inúmeras obras que eram consideradas desfavoráveis e prejudiciais à Alemanha foram queimadas. Isso era feito para que as pessoas não tivessem contato com outros pontos de vista sobre tudo que acontecia naquela época, que não tivessem contato com uma informação que ia além do que eles eram doutrinados. Isso tudo era feito com o objetivo de alienar as pessoas, de serem elas manipuladas. Liesel, ao roubar o livro, vai contra isso, dando o devido valor às palavras e ao conhecimento, e foi justamente o conhecimento que salvou a menina no final da obra”. Os alunos dos 8º anos compuseram o mural: Guerra nunca mais, neste eles refletiram sobre a historiografia do acontecimento e como ele foi abordado em livros e filmes, fechando com as alternativas para que tenhamos um mundo pacífico.

Os alunos do Ensino Médio também fizeram no PROVÃO uma redação sobre a importância da tolerância, trazendo o assunto para os dias atuais. Os temas motivadores foram o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo e manifestações homofóbicas. O resultado foi muito positivo, como é possível ver pelo trecho escrito pela aluna Stéphany Almeida Soares: “Portanto, é preciso que a sociedade reflita e entenda que todas as pessoas são diferentes, mesmo que tenham a mesma cor, a mesma religião, a mesma opção sexual. Porém é necessário que o homem seja capaz de aceitar e conviver com as diferenças”.

O objetivo final foi levar os jovens a conhecer um pouco do passado para que na atualidade saibam que intolerância é um mal que deve ser extirpado de nossa sociedade.

        

    Roberta Mara Resende – professora de Língua Portuguesa no IA