Educação Matemática e novas tecnologias.

 A Matemática sempre teve uma relação muito especial com as tecnologias, desde as calculadoras, os computadores, aos sistemas multimídia e à internet. A partir desse propósito a Educação Matemática pauta por um ensino em que os alunos aprendem com as novas tecnologias as quais são de suma importância como ferramenta de trabalho e aprendizagem.

Os alunos do Instituto Auxiliadora orientados pelo Professor  Sidney Longatti de Resende, utilizam programas matemáticos (elaborados e trabalhados pelo mesmo no Departamento de Matemática da The University of North Carolina - USA) como ferramentas no ensino de Matemática e verificaram que tais programas: favorecem os processos indutivos e a visualização de conceitos; os quais permitem comparar, verificar, supor e contestar hipóteses; possibilitam possuir um laboratório de cálculo; individualizam o processo de ensino e aprendizagem; servem como elemento de motivação e como instrumentos geradores de problemas matemáticos e facilitam a compreensão e aprendizagem dos conteúdos programáticos.

Assim, para atingir a abordagem pedagógica que se refere os PCNs (aquela onde se tem corno centro o aluno e suas necessidades de aprendizado), pauta-se que a aprendizagem de um novo conceito matemático pode acontecer com o auxílio de programas de matemática dinâmica, ficando a formalização do conceito como a última etapa do processo de aprendizagem.

Nesse caso, o professor atua como um mediador e orientador do processo ensino-aprendizagem, sistematizando o novo conhecimento que o aluno vai construindo. 

(Autor: Sidney Longatti de Resende).