37ª Olimpíada Brasileira de Matemáticatem inscrições abertas até 31 de maio

 

Todas as instituições das redes pública e particular podem participar. Os vencedores concorrem a vagas para representar o país em competições internacionais. 

Já estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para a 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o país. A inscrição deverá ser feita unicamente pela escola, que designará um professor como coordenador responsável. O professor deverá preencher a ficha de inscrição na página (www.obm.org.br). As inscrições são gratuitas. 

Como em anos anteriores, serão quatro níveis de participação: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 1; os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental fazem a prova do nível 2; os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio fazem a prova do nível 3, enquanto os estudantes de graduação participam do nível universitário, que terá início posteriormente. 

Criada em 1979, a competição envolveu em 2014 mais de 564 mil estudantes e seus professores. Este ano a prova da primeira fase será realizada nas instituições cadastradas na sexta-feira, 12 de junho, a segunda fase, também realizada nessas instituições ocorrerá na sexta-feira, 18 de setembro e a terceira e última fase nos dias sábado 17 e domingo 18 de outubro, em locais a serem definidos. Como premiação serão entregues medalhas de ouro, prata, bronze e certificados de menção honrosa. A divulgação dos resultados está prevista para dezembro. 

A OBM é um projeto aberto a estudantes de todas as instituições de ensino brasileiras, sejam públicas ou privadas, abrangendo o ensino fundamental, médio e universitário. De acordo com o Coordenador-Geral da OBM, professor Carlos Gustavo Moreira, a competição tem o objetivo não somente de promover a melhoria do ensino de Matemática nas instituições e detectar talentos para a pesquisa científica como também de selecionar os estudantes que competirão representando o Brasil em olimpíadas internacionais do gênero. 

Os estudantes que participam da OBM podem também inscrever-se no programa de Polos Olímpicos de treinamento Intensivo (POTI), que visa à preparação intensiva para competições de matemática. 

Os medalhistas da OBM serão convidados a participar da 19ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2016, quando será realizada a cerimônia de premiação e se dará início ao processo de seleção de estudantes para as diversas olimpíadas internacionais de matemática das quais o país participa, como a Romanian Master in Mathematics, Olimpíada de Matemática do Cone Sul, Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Olimpíada Ibero-americana de Matemática, Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários e a Olimpíada Ibero-Americana Interuniversitária de Matemática, entre outras.    

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

 

Aurelio José Parreira

Professor de Matemática.

Especialista em Estatística.

Mestre em Matemática (SBM/UFSJ).