Comemoração do dia do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

Queridas Irmãs Salesianas,

 

Sinto-me imensamente honrada por representar os pais desta escola. O Instituto Auxiliadora fez e faz, ainda hoje, parte da história da minha vida. Vivenciei a família salesiana enquanto aluna, professora e agora mãe de aluno.

Iniciei meus estudos aqui nesta escola aos 10 anos de idade, na 5ª série e fiquei até me formar. Conheci ao longo desses anos pessoas marcantes, que ficarão eternizadas na minha memória. Como esquecer a pequenina Irmã Carminha da biblioteca? Guardo com carinho seu livro de poesias publicado naquela época. Irmã Ana Virgínia, que nos acolhia como a senhora faz ainda hoje, Irmã Carolina! Irmã Conceição era nossa professora de Arte, conselheira, atenta a todas as nossas necessidades e está de volta com seu carisma incomparável! E nossa querida Irmã Rosalba, que juntamente com a inseparável Irmã Rute, criou o Clubinho Madre Mazzarello, onde eu e muitas meninas aprendemos a respeitar e amar a vida de Dom Bosco, Madre Mazzarello e Laura de Vicuña, e ainda jogávamos vôlei e aprendíamos trabalhos manuais. Também tive o privilégio de conviver com a irreverente  Irmã Zélia que trabalhava com o curso de liderança. Ensinava-nos sobre o universo das cores, sobre o poder de nossas palavras e escolhas de vida. Irmã Maria Helena Resende, nossa professora de Português... Tão querida! Aprendemos com muito mais que as regras de nossa língua. Fomos ao albergue através de um projeto criado por ela e ficamos mais próximos da realidade extramuros. Irmã Eurides era nossa diretora, deixou saudades  quando foi encantar outras escolas. Em seguida Irmã Helena Araújo ficou por um tempo regendo essa orquestra e logo depois Irmã Silvia chegou a nossa escola. Assim chegou ao fim meu tempo de aluna, meu tempo de menina.

Passei no vestibular para Pedagogia e assim me formei tive um sonho realizado...Irmã Silvia, ainda diretora desta escola, juntamente com a então orientadora Fátima Freitas, me deram a honra de ser a primeira professora do maternal do Instituto Auxiliadora. Trabalhei com as queridas professoras Ana Luiza e Sybila que também estavam iniciando a Educação Infantil! Formávamos uma bela equipe, fizemos o nosso melhor!

Assim como eu, todos os pais desta escola confiam a todos vocês nossos maiores tesouros! Tenho imenso orgulho de dizer que meus filhos Gabriel e Pedro fazem parte da família salesiana! Costumo dizer que não temos aqui uma escola perfeita, mas sim uma ESCOLHA perfeita, onde encontramos reunida qualidade de ensino, preconizada pela diretora pedagógica Magal, que faz seu trabalho brilhantemente, e uma espiritualidade educadora mariana, de serviços aos jovens, liderada pelo árduo trabalho de nossas queridas Filhas de Maria!

Hoje as senhoras estão contribuindo com a história de vida dessas crianças, desses jovens que aqui estão. Que no futuro farão como eu, carregarão essas vivências para sempre na memória. Irmã Flávia, Irmã Maria Nívea, Irmã Conceição, Irmã Carolina, Irmã Liberalina, Irmã Rita incentivando a cada dia o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Cada qual com suas habilidades seja trabalhando na assistência presença, com a prática do diabolô e caça ao tesouro, seja através da arte sensível e cuidadosa ou na catequese, enriquecendo a espiritualidade dos pequenos.

Parabéns, queridas Irmãs, pelo belo trabalho, pela vida dedicada aos jovens! Que Nossa Senhora Auxiliadora ilumine sempre suas vidas!

 

Karina Vianini

Antônio Martins Júnior e pais dos alunos do IA