Do que se trata, como acontece e de que forma podemos combater e superar as mais diversas formas de violência? Essas foram perguntas que nortearam os trabalhos apresentados pelas turmas do Fundamental II e Ensino Médio nas últimas aulas de Ensino Religioso. A proposta está inspirada na Campanha da Fraternidade 2018 e também envolve as primeiras ações do projeto especial sobre bullying a ser desenvolvido na escola.

Violência racial, virtual, desportiva, sexual, urbana, religiosa e doméstica foram algumas das propostas escolhidas pelos alunos. O desafio de criar uma apresentação diferenciada também foi inserido pelo professor da disciplina, Alisson Reis. Montar um telejornal, um videoclipe, uma cartilha, um texto literário ou criar slides estatísticos, teatro, divulgação em redes sociais e cartazes foram algumas das ferramentas de apresentação utilizadas pelos estudantes.

Segundo o professor Alisson Reis, essas opções de apresentação têm um objetivo claro. "Um tema interdisciplinar tão próximo dos jovens, a violência, precisava ser trabalhada além da esfera religiosa utilizando ferramentas de apresentação que estão mais próximas e atrativas à realidade deles", explicou o professor.