Mapa Conceitual e as atividades lúdicas.

De um modo geral, sair do ambiente de sala de aula sempre é uma experiência gratificante e estimuladora para os alunos. Quando essa mudança de ambiente é conciliada com atividades lúdicas e diferenciadas, temos um aumento considerável da probabilidade da aprendizagem significativa.  Neste mês de fevereiro, os alunos dos sextos e sétimos anos realizaram diversas atividades em Ciências que propiciaram divertimento e aprendizagem. Dentre elas, teatros sobre os movimentos de translação e rotação do planeta Terra, simulação dos modelos e teorias do Universo (como a expansão do Universo e formação das crateras da Lua) e o uso de Mapas Conceituais.

Geralmente, os alunos se mostram mais interessados com a matéria quando há o uso de atividades lúdicas, visto que o professor consegue estabelecer uma relação com o conteúdo visto em sala, seu cotidiano e a natureza (MIRANDA; COSTA, 2007). Mas o que são atividades lúdicas?

 

“Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar. Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem.”

(www.significados.com.br/ludico Acesso: 20/02/2016)

 

Já os mapas conceituais, de acordo com Moreira, do Instituto de Física da UFRGS, são uma estratégia facilitadora da aprendizagem significativa, já que são apenas diagramas, fluxogramas, que organizam os conceitos de forma a sintetizar o conhecimento adquirido pelo aluno.

Todas essas estratégias de ensino são apenas um pontinho perto do que a nossa escola pode oferecer para que os alunos continuem a crescer, tendo não só a formação do conhecimento, como também a formação de cidadania, ética e moral!

 

 

Monique Gomes Teixeira, professora de Ciências da Natureza, Instituto Auxiliadora

 

Referências:

-MIRANDA, D. G. P; COSTA, N. S., Professor de química: Formação, competências/habilidades e posturas, São Paulo: Escrituras, 2007.

-Site: www.significados.com.br/ludico Acesso: 20/02/2016

-MOREIRA, M. A.; Mapas conceituais e a aprendizagem significativa, Instituto de Física – UFRGS.