UM  BRASIL DE SABORES

 

A ideia de montarmos um livro de receitas surgiu no momento em que iniciamos os estudos geográficos sobre as diversidades culturais existentes no Brasil. Através de pesquisas realizadas na internet e também do acesso aos acervos das famílias dos alunos, reunimos receitas de várias regiões. A partir de uma minuciosa análise conseguimos selecionar o conjunto de receitas mais adequado a fazer parte do nosso projeto.

 

O contato com as receitas, os métodos usados para adquiri-las e as discussões realizadas em sala de aula, baseadas nos conteúdos do material didático, motivaram os alunos a buscarem a resposta para a principal indagação, que foi: o que receitas culinárias têm a ver com a Geografia? Isso eles não entendiam, mas a vontade de descobrir, a dedicação ao projeto e o senso de compromisso desses alunos fizeram com que eles próprios criassem a resposta para tal questionamento, quando começaram a ligar as informações encontradas nas próprias receitas, como, por exemplo, a sua origem, os hábitos dos povos que habitavam os lugares de onde elas vieram e como chegaram até o Brasil.

 

Esse projeto nos faz entender algo muito importante para a educação, que é o fato de que se pode utilizar várias formas diferenciadas para transmitir um conhecimento e desenvolver no aluno habilidades e competências necessárias à sua evolução, não somente para o prosseguimento da sua trajetória acadêmica, mas principalmente para a sua própria vida.

 

O trabalho se concretizou através  da parceria do professor de geografia, Lucrécio Natal dos Reis  com a Biblioteca do Instituto Auxiliadora, sob  coordenação  da bibliotecária  Vânia Almeida.